gototop
Quarta, 21 Novembro 2012

GDF centraliza licitação para contratar serviços de vigilância

(21/11/12) O Governo do Distrito Federal vai realizar uma grande licitação para contratação de serviços de vigilância armada, desarmada, fixa e motorizada. A concorrência, que tem o objetivo de garantir a integridade e a segurança do patrimônio público, será dividida em 14 lotes e vai atender 73 órgãos do Governo. A estimativa é de que a centralização do processo licitatório promova uma economia estimada de R$ 100 milhões aos cofres públicos. Ao todo, a licitação prevê a contratação de 10.168 vigilantes e 100 supervisores.

Os postos de serviços a serem contratados vão atender todas as secretarias de estado, Administrações Regionais, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Jardim Zoológico, Jardim Botânico, 652 escolas públicas, Procuradoria Geral de Justiça do DF, Agência de Fiscalização do Distrito Federal, hospitais e postos de saúde.

Segundo o secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto, a expectativa é que esse novo método de contratação permita a racionalização dos recursos públicos e garanta a transparência do processo licitatório. "Estamos centralizando o processo para evitar a prática de preços diferentes no oferecimento de um mesmo serviço ao Governo", explica.

Além disso, a Seplan quer incentivar a competitividade entre os concorrentes. "Nosso objetivo é dar ampla divulgação a essa licitação e garantir que um grande número de empresas possam se candidatar", informa o secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto.

De acordo com o projeto básico, as empresas interessadas em participar da concorrência deverão tomar conhecimento dos locais onde os serviços serão prestados e das peculiaridades das instalações.

A Secretaria de Planejamento e Orçamento optou por realizar a licitação por meio de Ata de Registro de Preços para possibilitar a centralização da gestão dos contratos. "Como consequência desse tipo de licitação, é possível que os valores licitados sejam mais vantajosos, proporcionalmente, do que os praticados atualmente", argumenta o subsecretário de Logística Roberto Duarte.

Audiência Pública nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (22/11), a Subsecretaria de Licitação e Compras da Seplan promoverá audiência pública para apresentar o projeto básico da licitação e ouvir sugestões dos interessados nos lotes. A audiência pública é uma exigência estabelecida na Lei 8.666/93, cujo objetivo é o de incentivar a participação popular e dar transparência às ações do Governo.

Evento: Audiência Pública sobre licitação de serviços de vigilância

Data: 22 de novembro (quinta-feira)

Horário: Às 9h (horário de Brasília)

Local: Auditório do Dpto. de Polícia Especializada da Polícia Civil – SAI Sudoeste, Bloco "D"